sábado, 21 de maio de 2011

Ferramentas Interativas

Ferramentas Interativas

A chegada do laptop na nossa escola causou um grande alvoroço não só para os alunos como também para os professores. Aos olhos dos alunos o acontecido era a realização dos seus sonhos, um computador para cada aluno! Para a maioria dos professores... o início de um pesadelo! Tudo o que é novo, assusta, mas, com trabalho em conjunto conseguimos vencer mais um desafio. Iniciamos um projeto na escola sobre o lixo e na aula de Ciências utilizamos o laptop para registrar situações em que o lixo não estava em seu devido lugar! Os alunos saíram da sala e foram os protagonistas dessa ação e se conscientizavam que eles próprios eram os responsáveis por esse ato prejudicial ao ambiente. Foi muito interessante e nem preciso falar que eles amaram essa atividade que, apesar de simples, levou-os a pensar em suas próprias ações com relação à preservação ambiental.

Projeto "Eu faço a diferença, e você?"


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tecnologia, mídias e planejamento.

                     
                      Tecnologia, mídias e planejamento.

Quando falamos em tecnologia e mídias, surgem no pensamento da maioria dos professores várias dúvidas quanto ao uso desses recursos. Entre elas podemos citar algumas: ‘Terei que mudar meu modo de ministrar aula? , ‘Faz vinte anos que utilizo o mesmo planejamento e agora terei que mudar?’, ‘Minha disciplina não tem nada que possa ser usada no computador. Preciso mudar também? .
A falta de planejamento diário converge para as mesmas dúvidas. Os professores temem perder a posição de centralizador do saber. Temem não acompanhar os avanços tecnológicos e serem atropelados por eles. Para que isso não aconteça o professor deve estar disposto a praticar as novidades tecnológicas que surgirem e a aprender com o aluno que, diga-se de passagem, está um passo a nossa frente.

A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo”. (Freire, P., 1998, p.24).

Os alunos que temos já estão inseridos na era digital. Eles têm um contato com os recursos tecnológicos desde sua infância. Vemos situações de crianças que mal começaram a andar ou falar, com total destreza trocando o canal da TV utilizando o controle remoto. O professor deve se aprimorar, atualizar-se. O tempo de conhecer somente sua área de conhecimento, passou. Há uma necessidade em saber o que o aluno sente curiosidade em aprender. O professor deve estar atento ao contexto social em que a escola está inserida para alcançar a todos através dos recursos midiáticos.
O planejamento na utilização de cada mídia nos dará uma direção, estabelecendo onde eu quero chegar, como eu quero chegar e por que eu quero chegar em determinado lugar. O planejamento não é algo engessado. O que pode ser um acerto em uma sala, talvez não seja em outra. Com o planejamento podemos organizar as ações que serão tomadas sempre com a visão investigativa, analisando os possíveis problemas que surgirem.
Devemos trabalhar de forma conjunta com o nosso aluno. O professor deve ser um mediador para que o aluno construa através dos recursos midiáticos disponíveis seu próprio conhecimento.
Não há dúvida que o uso das mídias nas escolas é de vital importância para fixar/iniciar/finalizar o conteúdo, interligar as diversas disciplinas, despertar a curiosidade e desenvolver o senso crítico do aluno. Entretanto, as mídias não devem ser usadas de qualquer forma, é necessário um planejamento.

“... o professor que trabalha na educação com a informática há que desenvolver na relação aluno-computador uma mediação pedagógica que se explicite em atitudes que intervenham para promover o pensamento do aluno, implementar seus projetos, compartilhar problemas sem apresentar soluções, ajudando assim o aprendiz a entender, analisar, testar e corrigir erros”. (Masetto, M., p. 171, 2000).